Eleita uma das 7 maravilhas do Piauí, a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, é sem dúvida nenhuma o ponto turístico mais importante de Picos.HISTORIA DA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Em 1871, foi edificada a Igreja da Padroeira de Picos pelo Pe. Dr. José Antônio Maria Pereira Ibiapina, que a construiu em apenas noventa dias. A imagem de Nossa Senhora dos Remédios, em festiva procissão, foi levada para seu templo, com grande acompanhamento, pelo Frei Ibiapina, como era, popularmente conhecido aquele venerando apóstolo dos sertões nordestinos. Os sinos da Igreja foram doados naquele mesmo ano pelo Sr. Justiniano Antônio de Macêdo.
Por ter sido benta no Dia de Ano, a Padroeira de Picos foi festejada durante muitos anos a 1.º de Janeiro. O Pe. João Severino de Miranda Barbosa, vigário de Picos (1878-1896) mudou os festejos para o dia 16 de Outubro, data em que, em todos os países latinos festeja-se Nossa Senhora dos Remédios. Em 1910, o Pe. João Hippólyto de Sousa Ferreira fez voltar a festa para o 1.º de Janeiro. Dom Expedito Lopes, 1.º Bispo de Oeiras, transferiu a festa para o dia 15 de Agosto. Dom Edilberto Dinkelborg tornou a mudar a festa para o dia 1.º de Janeiro.
Em 1976, após a instalação da Diocese (1975), sendo N. Srª dos Remédios, intitulada padroeira da Diocese, Dom Augusto Alves da Rocha – 1º Bispo de Picos, juntamente com o Pe. Alfredo Scháffler, então vigário da Paroquia, promoveu uma consulta aos paroquianos e assim, passou-se a celebrar a festa de Nossa Senhora dos Remédios, no dia 15 de Agosto, data do dogma da Assunção de Maria aos céus.
A construção da atual Matriz e Catedral, foi iniciada pelo Revmº Pe. José Ignácio de Jesus Maderia no dia 1º de outubro de 1948 e, no dia 1º de janeiro de 1969, foi feita a bênção solene.
Em 15 de agosto de 1976, foi dedicada Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, pelo Exmº e Revmº Sr. Núncio Apostólico do Brasil, Dom Carmine Rocco.
Em 1º de janeiro de 1988, quando completou 140 anos da chegada da imagem a Picos, o Pe. Francisco Bezerra Neto - Pároco, sob calorosos aplausos dos fiéis devotos, que literalmente, lotavam a Catedral, entronizou solenemente a Imagem de Nossa Senhora dos Remédios no altar principal, donde tinha sido retirada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário